Normas para apresentação do pôster



1.    Instruções para elaboração e norma para apresentação do Pôster
O apresentador deverá fixar seu pôster 1 (uma) hora antes do horário divulgado no item 8 (abaixo) e não se ausentar do stand até o término da sessão de pôsteres, que acontecerá no Bosque Moreira Campos (CH 1).
As instruções a seguir têm como objetivo auxiliar os autores a preparar e apresentar o pôster/banner para o IV FLAEL. Sugerimos que seja utilizado o mínimo de texto. Ao confeccionar seu pôster esteja atento às seguintes observações:

1.1.        A COMPOSIÇÃO DO TEXTO
1.1.1. O título
Centralizado, em Fonte Times New Roman, tamanho de fonte 60, em negrito e maiúscula. O título deve conter nota de rodapé indicando a natureza do trabalho. Exemplo: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido na disciplina Estágio em Ensino de Língua Portuguesa.
  
1.1.2. Autoria
Quanto ao(s) nome(s) dos envolvidos no trabalho: Escritos dois espaços abaixo do título do trabalho, alinhados à direita, com nota de rodapé identificando orientador do trabalho, o curso e o período cursado. Podem ser acrescentados endereço de e-mail. Fonte Time New Roman, tamanho 36.

1.2.        ESTRUTURA DO BANNER
1.2.1. Títulos obrigatórios
São obrigatórios: título do trabalho, nomes dos autores e referência ao programa de fomento e instituição. Introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), conclusões (resultados) e referências.

1.2.2. Do aspecto estético
Deve-se respeitar às normas convencionais (ABNT) para a parte textual e uso de recursos como tabelas, gráficos, fotos, mapas, etc.
Dimensões do pôster: banner em lona, 0,70 m X 0,90 m.

1.3.        REGRAS CONVENCIONAIS PARA BANNER
1.3.1. Informação e documentação
a)    Fonte: Times New Roman
b)    Tamanho da fonte: no mínimo 20, mas depende da quantidade de texto e o tamanho do banner. Sugestões gerais: Título = Times New Roman 60, Autores e instituição = Times New Roman 36, Texto = Times New Roman 24, Bibliografia = Times New Roman 16.
c)     Usar caixa alta, somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc...)
d)    O texto deverá vir separado em colunas (dependerá da quantidade de texto). Sugestão: no máximo duas colunas, alinhadas e texto justificado.
e)    Espaçamento entre as linhas: 1,5, mas dependerá da quantidade de texto.


1.3.2. Ilustrações, abreviaturas, siglas e de símbolos
As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, lâminas, plantas, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) são numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto.  As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses. Siglas com até cinco letras aparecem em caixa-alta; acima disso só a primeira letra aparecerá em maiúsculo.
As figuras são elementos demonstrativos de síntese, constituindo-se em unidades autônomas, a fim de explicar ou complementar visualmente o texto. “Qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra FIGURA,” seguindo-se seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, o respectivo título e/ou legenda explicativa e a fonte, caso seja necessária. Essas legendas devem-se caracterizar pela brevidade e pela clareza, dispensando consultar o texto.
As tabelas são elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade autônoma, apresentando informações com tratamento estatístico. Em sua apresentação, deve-se levar em consideração o que segue:

a)    têm numeração independente e consecutiva;
b)    coloca-se o título na parte superior, antecedido da palavra TABELA e de seu número de ordem, em algarismos arábicos;
c)     as fontes que se citam na construção de tabelas, bem como as notas eventuais, devem aparecer no rodapé, após o fio de fechamento (última linha da tabela);
d)    se forem reproduzidas tabelas retiradas de outros documentos, faz-se necessária a autorização prévia do autor, embora esta não seja mencionada;
e)    devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que fazem remissão;
f)      são utilizados nas tabelas fios horizontais e verticais a fim de separar os títulos das colunas no cabeçalho e de fechá-las na parte inferior, devendo-se evitar fios verticais na separação de colunas e fios horizontais na separação.
g)    Cores: Deve-se utilizar, na impressão, tinta preta sobre papel branco para textos.  Admite-se o uso de cores em figuras, gráficos e tabelas, pois eles usam-nas como elementos de sua linguagem visual.

1.3.3. Referências
De acordo com as normas da ABNT.