Lançamento de Livros

Durante o IV Fórum de Linguística Aplica e Ensino de Línguas (FLAEL) serão lançados vários livros. Aqui estão alguns deles:


Título: Projetos e práticas na formação de professores de língua inglesa.


Autoras: Betânia P. Medrado; Carla L. Reichmann (orgs.).
 

Editora: UFPB.

Número de páginas: 231.
 

ISBN: 9788523705664.

Sinopse:


O conjunto de trabalhos deste livro apresenta um panorama da pesquisa de um grupo que se dedica, há mais de uma década, a estudar a sua própria prática de formação de professores de línguas. Trata-se de um programa de pesquisa louvável, que tem como um de seus efeitos, como os textos deixam transparecer, o fato de permitir que, além das vozes acadêmicas, já mencionadas, sejam ouvidas as vozes dos alunos em formação. Visando conhecer esse coro de vozes, essencial para planejar as práticas de ensino e aprendizagem situadas, os autores tentam também definir, ou redefinir, o que é ser professor de Língua Estrangeira no Brasil hoje.
 




Título: Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se).

Autora: Carla L. Reichmann (org.).
 

Editora: Ponte.

Número de páginas: 306.
 

ISBN: 9788571134966.

Sinopse:
Diários de navegação registravam descobrimentos, apontavam rumos alternativos ante as contingências da natureza. Pode-se dizer que o mesmo ocorre quando o instrumento se situa no bojo da formação docente. É por meio de diários de aprendizagem hoje que se pode mapear etnograficamente as necessidades, emoções, dilemas, descobertas e alegrias da construção docente para que o educador tenha uma bússola a encaminhá-lo a questões pertinentes nas rotas inesperadas do desenvolvimento pessoal profissional. Podemos entender que, dentre as várias narrativas que induzem ao desenvolvimento crítico-reflexivo e a que cada vez mais se recorre na área de Linguística Aplicada e Educação, tais como autobiografias, estórias de vida, discussões reflexivas com base em gravação de áudio e vídeo, portfólios, webfolios, weblogs e autoconfrontação cruzada, o diário reflexivo ocupa lugar de destaque entre os que permitem maior acesso ao contexto real, ao pensamento do diarista. 







Título: O Projeto de Ferdinand de Saussure.

Autores: Jean-Paul Bronckart; Ecaterina Bulea; Cristian Bota (orgs.).
 

Editora: Parole.

Número de páginas: 450.
 

ISBN: 9788567247014.

Sinopse: 
Ferdinand de Saussure é, sem dúvida nenhuma, o linguista mais frequentemente invocado, citado e/ou comentado ao longo de todo o século XX. E, no entanto, apesar dessa autoridade, o pensamento de Saussure permanece mal compreendido, em razão, principalmente, dos problemas relacionados ao acesso ao corpus real de sua obra: O Curso de Linguística Geral redigido por Bally & Séchehaye constitui meramente um reflexo parcial e tendencioso do pensamento saussuriano, o qual cabe a nós apenas tentar reconstruir a partir das anotações e dos manuscritos inacabados de Saussure e dos cadernos dos seus alunos. Os contribuidores desta obra se engajaram nessa tarefa de reconstrução e os resultados de seus trabalhos proporcionam uma imagem transformada e aprofundada da teoria de Saussure. Eles demonstram a profunda coerência de uma abordagem que visava permanentemente elaborar uma linguística geral fundamentada no estudo empírico das línguas, na sua diversidade e dinâmica históricas. Coloca-se também em evidência a importância dada por Saussure ao discurso, assim como a sua concepção sutilmente dialética das relações língua-discurso. Os resultados confirmam ainda o caráter revolucionário da sua concepção de signo, que reduz à nulidade absoluta as semiologias convencionalistas anteriores. O projeto saussuriano revela-se de um tipo de atualidade real, pois fornece as bases para uma necessária reorientação da linguística, assim como propõe os direcionamentos decisivos para uma reunificação das ciências humanas.






Título: Metodologia em/de Linguística Aplicada para ensino e aprendizagem de línguas.


Autores: Darcilia Marindir Pinto Simões; Francisco José Quaresma de Figueiredo (Orgs.).
 

Editora: Pontes.

Número de páginas: 285.
 

ISBN: 9788571135208.

Sinopse:
Coletânea de pesquisas dos membros do Grupo de Trabalho Ensino-aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada — GT EAPLA. Reflexões sobre dificuldades na prática de ensino de línguas. Apresentação de teorias, métodos, técnicas, produção de materiais e ferramentas digitais voltadas ao aperfeiçoamento dos processos de ensino e de aprendizagem da comunicação linguística tanto no vernáculo quanto nas línguas estrangeiras modernas. Enfoque do trabalho com falantes em situação desprivilegiada como é o caso dos refugiados.





Título: Ensino - Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada.

Autora: Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt (Org.).

Editora: Pontes.

Número de páginas: 332.
 

ISBN: 9788571134614

Sinopse:
O livro reúne sob as rubricas ensino de língua materna, ensino de língua estrangeira e formação de professores, doze capítulos que discorrem sobre temas como gêneros, lexicogramática e iconicidade, metáfora e cognição, ensino da redação, letramento, pesquisas em ambientes virtuais, livros didáticos, cultura, sujeitos, discursos, o agir professoral. O volume oferece aos potenciais leitores das subáreas de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas um leque de propostas, enquadres teóricos e práticas vivenciadas, que poderão enriquecer seus estudos, pesquisas e práticas pedagógicas.







Título: Manual de Linguística - Fonologia, Morfologia e Sintaxe.


Autor: Luiz Carlos Schwindt (Org.).

Editora: Vozes.

Número de páginas: 256.
 

ISBN: 9788532647382

Sinopse:
O objetivo deste manual é introduzir o leitor nos conceitos fundamentais das áreas de estudos da linguagem conhecidas pelo rótulo de fonologia, morfologia e sintaxe. O volume fornece as bases iniciais para que os estudantes possam começar a pensar sobre a estrutura da língua nas disciplinas da linguística tanto na graduação quanto na pós-graduação.









Título: Letramentos em terra de Paulo Freire.



Autor:  Nara Hiroko Takaki; Ruberval Franco Maciel (Orgs.)

Editora: Pontes.

Número de páginas: 288.
 

ISBN: 8571135401

Sinopse: Em seu amplo trabalho, Paulo Freire valorizava, na educação, o papel primordial do local nos saberes, na cultura e na tecnologia, todos esses intimamente interligados.  O importante do local era para formar a base através da qual o aprendiz enquanto sujeito social podia se lançar para além da opressão e marginalização que lhe impunham a permanência em seu local. Com o desenvolvimento das novas tecnologias nas últimas décadas, essa possibilidade de ir além do local para transformar o local têm sido amplamente potencializada e aproveitada. Surgiram novas formas de produzir linguagem e textos e novas formas de abordá-los. Por sua vez, essas mudanças na tecnologia e nos usos da linguagem trouxeram a necessidade de repensar a educação e adequá-la às novas demandas. Surgiu, portanto, a necessidade de repensar, no quadro atual desses desenvolvimentos, exatamente o que é o 'local' agora e, como propunha Freire nas décadas passadas, pesquisar os meios para ir além desse local, não para se afastar dele, mas para melhor adequá-lo às demandas da atualidade. Os trabalhos deste livro acenam para e ilustram essas possibilidades.







Título: Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani.
 

Autor: Luiz Paulo da Moita Lopes.

Editora: Parábola Editorial.


Número de páginas: 288.
 

ISBN: 8579340748

Sinopse: 
Linguística Aplicada na modernidade recente — Festschrift para Antonieta Celani vem a lume como subsídio crucial para cursos na graduação, podendo funcionar como livro-base para cursos de Linguística Aplicada voltados para a sala de aula de línguas, assim como para pesquisadores em formação na pós-graduação, de modo que eles possam  travar conhecimento com o campo no qual vão atuar. O volume cobre anos em que houve mudanças fundamentais na área, quando os modos de produzir conhecimento se defrontaram com novos posicionamentos que abalaram os alicerces da pesquisa nas ciências sociais e humanas, tanto do ponto de vista teórico como metodológico, por meio da crítica que passou a ser feita às formas modernistas de produção de conhecimento e por meio das chamadas viradas pós-estruturalista, discursiva, icônica, cibernética, somática, pós-colonial, feminista, quer, antirracista etc., que atravessaram e atravessam essas áreas, problematizando o sujeito social, que passa a ocupar o foco central. Em decorrência, questões de ética, poder e política se tornam inerentes à produção do conhecimento em Linguística Aplicada.

Na modernidade recente, a linguagem, os textos, as línguas e as pessoas movem-se, cada vez mais, em sociedades hipersemiotizadas, o que tem levado a pensar as línguas, a linguagem e quem somos no mundo social em outras bases: se este é um mundo no qual nada se faz sem discurso e no qual a técnica que regia nossas vidas foi alterada pelo mundo, o campo aplicado de estudos da linguagem enfrenta cada vez mais desafios para ser responsivo a tais mudanças.
Temos clareza de que muitos outros poderiam ter tido a máquina fotográfica nas mãos para homenagear Antonieta, tal a relevância de nossa homenageada. De todo modo, temos aqui fotografias que bem representam a LA brasileira na chamada modernidade recente, assim como a vontade de todos os estudiosos deste campo de abraçá-la. É sob esse prisma que os capítulos-fotografias especialmente encomendados para este volume devem ser entendidos.





Título: Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores.
 

Autor: Maria Helena de Moura Neves; Vânia Cristina Casseb Galvão (orgs.)

Editora: Parábola Editorial.


Número de páginas: 160.
 

ISBN: 8579340861

Sinopse:
Reunião dos autores de obras contemporâneas chamadas de “gramáticas” da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini. E, representando a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, Maria Helena Mira Mateus. Um livro único, no qual os autores refletem como gramaticógrafos (historiógrafos gramaticais) de si mesmos. O resultado é um livro documental, histórico: qualquer estudioso que, em qualquer época, fizer um trabalho de historiografia linguística sobre qualquer das gramáticas em questão terá de passar pelo que cada um dos autores disse a respeito de sua obra.    






Título: Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologia
 

Autor: Luciano Amaral Oliveira.

Editora: Parábola Editorial.


Número de páginas: 216.
 

ISBN: 8579340772 
  


Sinopse:Professores de inglês, em geral, não se interessam por teorias, a não ser durante o curto espaço de tempo em que participam de um TTC (Teacher Training Course). A falta de interesse pelas teorias tende a levar o professor a tomar decisões didáticas sem o embasamento teórico que garanta uma lógica para o que decide fazer e não fazer. O tempo que um professor possui de ensino é muito importante para as decisões que toma. São decisões baseadas na intuição e no instinto, fatores legítimos e valorizados em qualquer profissão. Mas ele não deve ficar satisfeito só com a intuição e com o instinto aguçado pela experiência: todo professor precisa construir conhecimentos teóricos que possam torná-lo mais competente, mais consciente e mais bem preparado para tomar decisões didático-pedagógicas em sala de aula. Mostra-se de fundamental importância para expressar as intenções comunicativas dos falantes. Como todas as línguas derivadas do latim, que tinha a ordem sujeito-complemento-verbo, o português é predominantemente sujeito-verbo-complemento.   




Título: Aquisição da escrita.
 

Autor:  Michel Fayol.  


Editora: Parábola Editoral.

Número de páginas: 128.
 

ISBN: 857934087x


Sinopse:Se as crianças aprendem a falar por simples imersão na linguagem, isso não é verdade para o aprendizado da escrita: ler, compreender ou escrever um texto são todas atividades que só podem ser adquiridas por meio de um longo aprendizado. A expressão escrita de símbolos gráficos legíveis demanda conhecimentos específicos e habilidades motoras, linguísticas, espaço visuais e perceptivas: o conhecimento de como formar rápida e eficientemente formas gráficas complexas; de como reproduzir o vocabulário necessário para expor uma mensagem através de sinais gráficos; de como verificar a ortografia de um texto; de como formalizar um discurso na ausência de retorno imediato do interlocutor; de como organizar ideias em sequência linear etc. Este livro apresenta e analisa as principais etapas e dificuldades na aquisição da linguagem escrita de crianças em idade escolar. Ao apresentar os resultados de experimentos com crianças, cujas dificuldades variam em cada caso e podem ser atribuídas a déficits em diferentes níveis de processamento na produção da escrita, abre-se o caminho para melhor acompanhar esta aprendizagem tão essencial.     




Título: Escrita e sociedade.

Autor: Florian Coulmas.
 

Editora: Parábola Editoral.

Número de páginas: 208.
 

ISBN: 8579340926



Sinopse:
Este livro é um relato do lugar da escrita na sociedade. Lançando mão de exemplos históricos e contemporâneos, de tábuas de argila a aparelhos eletrônicos touch-screen, o livro explora a função da escrita e da linguagem escrita, analisando suas influências na língua, na sociedade, na economia e na política. Escrita e sociedade examina as causas sociais do analfabetismo, demonstrando que instituições de grande importância para a sociedade moderna se fundamentam na escrita e nos textos escritos e se caracterizam por formas específicas de comunicação. Além disso, explora a dimensão social de reformas ortográficas, assim como o letramento digital, um novo modo de expressão e comunicação que impõe novos desafios ao estudante de línguas na sociedade. Além de demonstrar o porquê de a escrita merecer mais atenção dos estudos da linguagem e da sociedade, recorrer a uma grande variedade de exemplos retirados de diferentes contextos linguísticos e culturais, investigar a escrita na interface tecnológica, o comportamento linguístico e o desenvolvimento social – convidando os estudantes a entenderem seus próprios comportamentos comunicacionais – o livro ainda apresenta, ao fim dos capítulos, perguntas para discussão que ajudarão os estudantes a adquirirem conhecimento e a refletirem sobre o que aprenderam. Mais do que uma síntese dos resultados de um campo de pesquisa consolidado, este livro deve ser visto como a abertura de uma perspectiva para a área emergente dos estudos sobre a escrita na sociedade.
 


Título: Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação.

Autor: Brian V. Street.

Editora: Parábola Editoral.


Número de páginas: 240.
 

ISBN: 8579340780



Sinopse:
Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação desenvolve abordagens alternativas e críticas à concepção de letramento numa perspectiva internacional. Representa parte da tendência atual rumo a uma consideração mais ampla do letramento como práticas sociais, focalizando a natureza social da leitura e da escrita e o caráter múltiplo das práticas letradas, valendo-se de perspectivas transculturais. Street enfatiza a natureza social do letramento, em oposição ao que denomina perspectiva “autônoma” do letramento, orientada para as habilidades. Reconhecendo que existem múltiplos letramentos praticados em contextos reais, sugere aos leitores que rejeitem a teoria da “grande divisão”, que adota uma visão etnocêntrica e hierárquica, privilegiando uma forma particular de letramento sobre as muitas variedades que a pesquisa agora mostra existirem mundo afora. Em contraposição a essa perspectiva, Street propõe um modelo “ideológico” de letramento, segundo o qual as práticas de leitura e escrita estão sempre inseridas não só em significados culturais, mas em posições ideológicas sobre o que conta como “letramento” e nas relações de poder a ele associadas. O quadro no qual a pesquisa sobre letramento é conduzida ainda está sendo reconfigurado para incorporar questões complexas como poder, identidade e agência. Uma razão importante para escolher traduzir este livro em particular, entre os diversos que Brian escreveu, para um público brasileiro é que neste momento no Brasil várias dessas questões estão sendo abordadas ― tanto os aspectos teóricos relativos aos múltiplos letramentos quanto as políticas relativas ao tratamento da leitura e da escrita dentro e fora da escola.




Título: Espanhol e português brasileiro: estudos comparados.
Autor: Adrían Pablo Fanjul e Neide Maia González (Org.).    

Editora: Parábola Editoral.


Número de páginas: 216.
 

ISBN: 8579340829



Sinopse:
Imagina-se muitas vezes a tarefa de comparar o espanhol e o português brasileiro como a de apropriar-se de duas realidades já dadas e passar a observar suas semelhanças e diferenças. A simples possibilidade de mal-entendidos lança por terra essa imagem: a semelhança passa a ser apenas relativa, tanto por razões formais quanto por razões históricas e ideológicas que atravessam as línguas, e o estudo do espanhol mostra-se, então, absolutamente indispensável para fugir dos arremedos cotidianos de brasileiros fazendo de conta que falam essa língua.

Este livro assume um determinado gesto interpretativo, nem único, nem definitivo, nem infalível, para abordar questões e recortes dessas duas línguas históricas que ora se aproximam, ora tomam rumos contrários. Essa inversão percorre praticamente todas as temáticas aqui abordadas, sobretudo quando o tema é a referência de pessoa nas duas línguas e tudo o que a ela está vinculado.

Tanto no âmbito acadêmico quanto no das práticas de ensino, é fundamental que os aspectos que distanciam o funcionamento dessas línguas tenham toda a atenção do professor e do estudante, e não sejam menosprezados como um “detalhe de forma”, promovendo “sem sentidos”.
Ao dar a lume este livro, a expectativa é colaborar com a discussão do “entremeio” das heterogeneidades entre português brasileiro e espanhol, deixando aberto o espaço para que outros estudos venham a complementar o que aqui se oferece.





Título: Aquisição de segunda língua.

 
Autor: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.


Editora: Parábola Editoral.


Número de páginas: 200.
 

ISBN: 9788579340932



Sinopse:
Seus nove primeiros capítulos discutem as principais teorias e modelos de aquisição, como a teoria behaviorista e a hipótese do input, entre outros, adequando-os ao contexto brasileiro de aquisição de segunda língua, no qual o aprendiz geralmente tem pouca oportunidade de contato efetivo com a língua-alvo. Ainda assim, demonstra que muitos dos pressupostos fazem sentido quando confrontados com excertos de histórias reais de aprendizagem de línguas. Ao final, há um glossário com os principais conceitos apresentados em cada capítulo.










Título: Por que a escola não ensina gramática assim?     


Autor: Stella Maris Bortoni-Ricardo et al. (Orgs.)


Editora: Parábola Editoral.

Número de páginas: 256.
 

ISBN: 9788579340956



Sinopse:
Esse livro fornece respostas às inquietações de alunos e professores quanto aos modos de ensinar, compreender e fazer uso da língua em movimento. Não basta constatar que as línguas humanas não são estáticas, que os falantes são bilíngues em sua língua e que os usos dependem dos contextos, que devem, portanto, ser adequados às situações discursivas, aos gêneros e aos estilos monitorados e não monitorados. Não satisfaz colocar por terra a dicotomia certo/errado, em nome do preconceito linguístico, se há mais por detrás. É preciso desvendar parte da complexidade implicada nos empregos linguísticos dinâmicos numa proposta pedagógica contemporânea.   
 




Título: Deficiência visual e o ensino de línguas estrangeiras: políticas, formação, ações inclusivas.


Autor: Betânia Passos Medrado (Org.)


Editora: Pontes.

Número de páginas: 276.
 

ISBN: 978-85-7113-561-1



Sinopse:
A coletânea, em sua primeira parte - Políticas e Formação, - objetivou discutir
os vários aspectos que circundam o ensino de língua estrangeira a pessoas
com deficiência visual. Isso envolve a reflexão sobre políticas públicas para o
ensino e a formação de professores; o desenvolvimento de metodologias e o
uso da tecnologia na sala de aula; adaptação de material didático; estratégias
e estilos de aprendizagem a serem consideradas ao se trabalhar com alunos
com deficiência visual. A segunda parte - Vivências e Ações Inclusivas - traz
para o diálogo as experiências legítimas daqueles que vivem as peculiaridades
dos contextos inclusivos: professores de escolas especializadas e da Educação
Básica, professores em formação e professores formadores envolvidos em
projetos institucionais.




Título: Experiências de formação de professores de línguas e o PIBID: contornos, cores e matizes.


Autor: Elaine Mateus; Michele Salles El Kadri; Kleber Aparecido da Silva (Orgs.).

  Editora: Pontes.

Número de páginas: 278.
 

ISBN: 857113439



Sinopse:
O livro realiza uma discussão que almeja "romper com práticas de culpabilização sobre o trabalho que realizamos nas escolas" (ver Apresentação, nesta edição). Apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, realizado em cursos de Letras, com foco em licenciandos nas áreas de inglês, português, e espanhol dos estados da Bahia, do Paraná, de São Paulo e de Brasília-DF. Esse Programa traz, segundo os organizadores, dois aspectos inovadores centrais. Primeiro, oferece bolsas para os participantes - alunos das licenciaturas, professores da Educação Básica e professores da educação superior - que permitem maior inserção, visibilidade e interlocução. Além disso, permite o desenvolvimento de novos papéis para os participantes, o que gera espaços híbridos com potencial transformador e modos de posicionamento diferenciados para cada um dos sujeitos.

 




Título: Competências de aprendizes e professores de línguas.


Autor: José Carlos Paes de Almeida Filho (Org.)

  Editora: Pontes.

Número de páginas: 284.
 

ISBN: 8571135363



Sinopse:
Os trabalhos aqui reunidos como frutos de dois projetos universitários, um realizado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp e outro no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNB revelam originalidade no cenário da pesquisa aplicada nacional e poderão, sem dúvida, impulsionar o esforço inovador de professores ou mesmo dos próprios aprendizes quando buscam a preciosa aquisição que lhes dá movimento comunicativo ao adentrar novas culturas e línguas.






Título: A formação de professores de línguas: novos olhares - Volume III.


Autor: Kleber Aparecido da Silva; Fátima de Gênova Daniel; Sandra Mari Kaneko-Marques; Ana Cristina Biondo Salomão (Orgs.).

  Editora: Pontes.

Número de páginas: 405.
 

ISBN: 9788571135529



Sinopse:


Assim como os outros volumes, este traz trabalhos de colegas e ex-alunos da professora Maria Helena Vieira-Abrahão com temas que são muito caros à sua trajetória acadêmica, tais como: a formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras no Brasil e os vários aspectos envolvidos nesse processo, tais como uso de diários de aprendizagem, a influência dos fatores contextuais na relação teoria-prática; o desenvolvimento profissional de docentes e prática docente de professores na escola pública, pesquisa colaborativa, interação na aula de LE, escola pública, material didático, interação e mediação no tandem. Esses são aspectos sobre os quais Maria Helena tem se debruçado em muitos de seus trabalhos e projetos e que têm contribuído para um aprofundamento maior dessas questões que são cruciais tanto na formação inicial quanto continuada de professores de LE no Brasil.


 



Título: Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais.


Autor: Leandra Ines Seganfredo Santos; Kleber Aparecido da Silva (Orgs.).

  Editora: Pontes.

Número de páginas: 296.
 

ISBN: 857113457x



Sinopse:
A obra é um resultado do II Colóquio Regional de Linguística Aplicada, promovido pela ALAB em parceria com a Universidade do Estado do Mato Grosso. Eventos como esse têm como meta intensificar o intercâmbio de pesquisadores que desenvolvem estudos na área da linguagem, congregando-os em um mesmo espaço de discussão e construção de conhecimentos. Desta forma, possibilita-se o fortalecimento da produção científica local, bem como a abertura de novos horizontes acadêmicos, ao se trazer para o evento pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. Contemplando diferentes áreas da Linguística Aplicada, aqui entendida como a análise de diferentes contextos discursivos situados, a obra reúne capítulos de renomados pesquisadores. Os trabalhos focam, em especial, o campo do ensino e aprendizagem de línguas, discutindo aspectos teóricos-metodológicos da área de LA, bem como trazem dados de estudos, extremamente relevantes para aqueles que se interessam pela área. Esta é uma obra que deve fazer parte do acervo bibliográfico de professores pesquisadores, tanto iniciantes na pesquisa de LA, como aqueles que apesar de sua experiência se preocupam com em atualizar-se com tendências da área.


 



Título: Português como língua (inter)nacional: faces e interfaces.


Autor: Kleber Aparecido da Silva; Danúsia Torres dos Santos (Orgs.).

  Editora: Pontes.

Número de páginas: 428.
 

ISBN: 9788571134836



Sinopse:
A utilização do português como língua oficial na União Europeia e no Mercosul reforçam a inserção internacional da língua como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Neste especial momento de prestígio, Kleber e Danúsia brindam a academia com a organização deste livro, apresentando e discutindo faces e interfaces do português como língua nacional e internacional. Os trabalhos que compõem os capítulos da obra são desenvolvidos em perspectiva multidisciplinar por autores de várias instituições de ensino e pesquisa, que relatam estudos e investigações desenvolvidos em contextos de política linguística e educacional, cujos resultados reforçam a riqueza do contato linguístico e cultural da língua portuguesa com as demais línguas autóctonas e alóctonas que compõem o mosaico plurilíngue do nosso país.









Título: Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”.


Autor: Irandé Antunes.


Editora: Parábola Editorial.

Número de páginas: 160.
 

ISBN: 9788579340918



Sinopse:
Este livro tem como objetivo o trabalho pedagógico em torno da língua portuguesa no Brasil. Seu objetivo é de natureza político-social, pois tem como propósito o fortalecimento da consciência de que o desenvolvimento global de uma comunidade depende das condições de letramento desse grupo. Irandé Antunes pretende ampliar a compreensão de que a competência linguístico-comunicativa das pessoas é um dos recursos fundamentais para o êxito de suas múltiplas atuações sociais, sobretudo no âmbito profissional e dentro de contextos urbanos.
Aqui, interessa a pouca atenção dada à questão do ensino-aprendizagem da língua nas escolas, sobretudo naqueles aspectos que tocam diretamente o desenvolvimento de competências em leitura e em escrita. Mais especificamente, este livro quer tratar de questões ligadas ao ensino da gramática, que, na tradição escolar, tem-se tornado o vetor da atividade pedagógica e, geralmente, sua dificuldade maior. Nesse particular, pretende contribuir para aclarar o entendimento do que seria, no exercício pedagógico do trabalho com a linguagem, uma gramática contextualizada.
Irandé Antunes vai enfim reconhecer à gramática seu lugar no ensino, estabelecendo- a como necessária, mas nunca suficiente, ao mesmo tempo em que descortina à escola toda a extensão de sua tarefa político-social.