2ª Circular


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA


 


2ª Circular
1.    Sobre o FLAEL

A Universidade Federal do Ceará e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) têm a satisfação de anunciar a realização do IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (IV FLAEL). O evento será realizado na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Brasil, no período de 29 a 31 de outubro de 2014, e terá por tema: PERSPECTIVAS DA LINGUÍSTICA APLICADA NO SÉCULO XXI: DOS DIÁLOGOS POSSÍVEIS AOS NOVOS DESAFIOS. Em torno desse tema, acontecerão conferências, palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação coordenada, sessões de comunicação individual e apresentações de pôster.
O FLAEL é um evento bienal, que teve sua origem em 2006. Em sua primeira versão, foi denominado de Colóquio Estadual de Ensino e Aprendizagem da Língua Materna. Na sua segunda versão (2008), passou a ser denominado de Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. A partir de então, ele ganhou um destaque maior e começou a ter a participação também de pesquisadores estrangeiros. O tema sempre está localizado no espaço do ensino, da aprendizagem e da formação de professores. Em 2014, sem perder a sua identidade, vai discutir a Linguística Aplicada de forma plural, trazendo em evidência suas conexões possíveis e seus desafios neste século. 
Abaixo, seguem informações detalhadas quanto aos eixos temáticos, às modalidades de participação, às inscrições e à programação provisória do evento.

2.    Eixos temáticos

As propostas deverão ser submetidas de acordo com os seguintes eixos temáticos:

a)    Ensino e aprendizagem de línguas;
b)    Formação de professores de línguas;
c)     Multiletramentos;
d)    Aquisição de línguas;
e)    Políticas Linguísticas;
f)      Parcerias Universidade e Escola;
g)    Linguagem e Tecnologias;
h)    Práticas Bilíngues e Tradução;
i)       Identidade e representações de professores;
j)      Linguística Cognitiva.

3.    Modalidades de participação

Haverá seis modalidades distintas de participação: três formadas por professores convidados pela Comissão Organizadora do FLAEL (Conferência, Mesa-redonda e Palestras) e três a interessados na divulgação de seus trabalhos (Sessões de comunicação coordenadas, sessões de comunicação individuais e Pôsteres). A inscrição para os três últimos deverá obedecer aos critérios expostos no item 4 (Inscrições).
A seguir, é apresentada uma breve descrição de cada modalidade:

Tabela 1: Modalidades de apresentação e descrição.

Duração
Descrição
Conferência (Apenas professores convidados)
1h30
Apresentação de um tema.
Mesa-Redonda
(Apenas professores convidados)
2 horas
Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores, propostos por um coordenador, que se responsabilizará por selecionar e encaminhar à Comissão Organizadora três trabalhos de, pelo menos, duas instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 30 minutos, havendo 30 minutos para o debate ou discussão geral.
Palestras (Apenas professores convidados)
1h30
Apresentação e discussão de um tema.
Sessões de comunicações coordenadas
2 horas
Apresentação e discussão de trabalhos de três pesquisadores, que deverão ser: doutor, doutorando, mestre ou mestrando. Eles podem ser da mesma instituição, grupo de pesquisa, projeto coletivo, etc. A Sessão tem por finalidade apresentar resultados de um mesmo projeto, sob diferentes ângulos. As comunicações serão propostas por um coordenador (professor ou pesquisador doutor), que se responsabilizará por selecionar e encaminhar à Comissão Organizadora os trabalhos[1]. Cada sessão terá a duração de 2 horas. Serão 30 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate ou discussão geral.
Sessões de Comunicação individual
20 minutos cada apresentação
Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e especialistas. Eles serão agrupados a partir dos eixos temáticos do evento. As comunicações serão propostas individualmente. Os trabalhos serão selecionados pela comissão científica.
Sessões de pôsteres
01 hora
Apresentação e visita aos pôsteres de professores de Educação Básica, graduados, graduandos, alunos de pós-graduação e pesquisadores.

[1] Verificar item 4.2 para maiores informações.


4.    Inscrições

Cada participante poderá apresentar até dois trabalhos. 
Os prazos para envio das propostas para as modalidades acima descritas, a divulgação das cartas de aceite e o pagamento seguirão o cronograma exposto na tabela 2:

Tabela 2: Informações sobre submissão, inscrição, divulgação de trabalhos aprovados e pagamento.

Etapa
Período/Data (2ª Circular)
SUBMISSÃO E INSCRIÇÃO
Submissão de propostas de comunicações coordenadas
De 02/07/2014 a 30/08/2014
Submissão de propostas de comunicações individuais
De 02/07/2014 a 30/08/2014
Inscrições de pôster
De 02/07/2014 a 30/08/2014
DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS
Divulgação das comunicações coordenadas aprovadas
De 05/07/2014 até 10/09/2014
Divulgação das comunicações individuais aprovadas
De 05/07/2014 até 10/09/2014
Divulgação dos pôsteres aprovados
De 05/07/2014 até 10/09/2014
PAGAMENTO[2]
Início do período para pagamento e efetivar inscrição
A partir de 05/07/2014
Último dia para pagamento – com apresentação de trabalho
12/09/2014
Último dia para pagamento – sem apresentação de trabalho.
12/09/2014
[2] Observar o item 5 (abaixo) sobre informações referentes ao pagamento. 
 
A submissão dos resumos das apresentações será feita através da ficha de inscrição, que está no blog do evento http://flael2014.blogspot.com.br/ . A ficha de inscrição, com o resumo do trabalho, deverá ser enviada, como anexos, para o e-mail flael2014@gmail.com.
No campo Assunto, deverá constar INSCRIÇÃO [X], em que X é o primeiro e o último nome do participante.

ATENÇÃO: Informações sobre submissão de propostas de COMUNICAÇÕES COORDENADAS ver item 4.2 (abaixo).

ATENÇÃO: No caso de co-autoria, os autores deverão enviar as fichas de inscrição individuais em um único e-mail. A autoria de cada trabalho poderá ser de até 3 (três) autores.

4.1.        Normas para elaboração do(s) resumo(s)

O(s) resumo(s) deverá(ao):
a)    Título (em caixa alta), autor(es) e instituição;
b)    Ter no máximo 250 palavras;
c)     Apresentar três palavras-chave.

ATENÇÃO: O(s) resumo(s) também poderá(ão) ser enviado(s) nas seguintes línguas estrangeiras: francês, inglês e espanhol.

4.2.        Normas para submissão de Sessão em Comunicação coordenada

a)  Acessar o blog http://flael2014.blogspot.com.br/ e fazer o download da ficha de inscrição especificamente para voltada para Sessão de Comunicação Coordenada (Recomenda-se que a ficha seja preenchida utilizando-se Microsoft Word 2010 ou versão superior).
b)  O coordenador da Sessão Coordenada deverá ser o responsável pelo preenchimento da ficha de inscrição e enviá-la, em anexo, ao e-mail flael2014@gmail.com .
c)     No campo Assunto do e-mail, deverá constar INSCRIÇÃO SESSÃO COORDENADA [X], em que X é o primeiro e o último nome do coordenador.
d)    Na página 1 da ficha de inscrição, há o campo Resumo da Sessão [de Comunicação coordenada], que deverá ser preenchido com o resumo da proposta da Sessão Coordenada. Este deverá obedecer às normas do item 4.1 (acima).
e)    As páginas 2, 3 e 4 da ficha de inscrição deverão ser preenchidas com os dados referentes aos autores na sequência em que eles se apresentarão.
f)   Os resumos de cada autor deverão seguir as normas apresentadas no item 4.1 (acima).


5.    Sobre pagamento

IMPORTANTE: O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado APENAS após o recebimento da carta de aceite.

5.1.        No caso de participantes residentes no Brasil:

Para efetivar a inscrição, após recebimento da(s) carta(s) de aceite, é necessário pagar a taxa e enviar o comprovante de pagamento, em forma de depósito ou transferência, para o e-mail  flael2014tesouraria@gmail.com

ATENÇÃO: no campo “Assunto” do e-mail, deverá constar COMPROVANTE DE PAGAMENTO [X], em que X é o primeiro e o último nome do participante.


Dados da conta
Caixa Econômica Federal
Agência: 1922
Conta Poupança (operação 013): 12162-0
“Lucelane Cordeiro Nojosa” OU “Maria Vieira Monte Filha” (CONTA CONJUNTA)


A inscrição somente será efetivada mediante o pagamento da taxa, cujos valores estão descritos nas tabelas 3 e 4:


Tabela 3: Pagamento com apresentação de trabalho.

Pagamento até:
CATEGORIAS DE INSCRITOS
25/07/2014
(1ª Circular)
12/09/2014
(2ª Circular)
Professores de instituição de ensino superior com apresentação de trabalho.
R$ 220,00
R$ 240,00
Doutores, mestres e especialistas sem vínculos com instituições de ensino superior com apresentação de trabalho.
R$ 150,00
R$ 170,00
Alunos de pós-graduação stricto e lato sensu com apresentação de trabalho.
R$ 150,00
R$ 170,00
Alunos de graduação e professores da Educação Básica com apresentação exclusivamente de pôster.
R$ 140,00
R$ 160,00


Tabela 4: Pagamento sem apresentação de trabalho.

Pagamento até:
CATEGORIAS DE INSCRITOS
25/07/2014
(1ª Circular)
12/09/2014
(2ª Circular)
Professores de instituição de ensino superior sem apresentação de trabalho.
R$ 120,00
R$ 140,00
Doutores, mestres e especialistas sem vínculos com instituições de ensino superior sem apresentação de trabalho.
R$ 100,00
R$ 120,00
Alunos de pós-graduação stricto e lato sensu sem apresentação de trabalho.
R$ 100,00
R$ 120,00
Alunos de graduação e professores da Educação Básica sem apresentação de trabalho.
R$ 80,00
R$ 100,00


5.2.        No caso de participantes residentes no exterior:

O participante deverá preencher a ficha de inscrição, que está no blog do evento http://flael2014.blogspot.com.br/ , e enviá-la para o e-mail  flael2014@gmail.com .

ATENÇÃO: no campo “Assunto” do e-mail, deverá constar INSCRIÇÃO [X], em que X é o primeiro e o último nome do participante.

O pagamento da inscrição deverá ser realizado quando o participante chegar ao evento. O valor a ser pago obedecerá às tabelas 3 ou 4 (acima), sendo que a data-base corresponderá à data de envio da ficha de inscrição.

6.    Instruções para elaboração e norma para apresentação do Pôster

O apresentador deverá fixar seu pôster 1 (uma) hora antes do horário divulgado no item 8 (abaixo) e não se ausentar do stand até o término da sessão de pôsteres, que acontecerá no Bosque Moreira Campos (CH 1).
As instruções a seguir têm como objetivo auxiliar os autores a preparar e apresentar o pôster/banner para o IV Flael. Sugerimos que seja utilizado o mínimo de texto. Ao confeccionar seu pôster esteja atento às seguintes observações:

6.1.        A COMPOSIÇÃO DO TEXTO
6.1.1. O título
Centralizado, em Fonte Times New Roman, tamanho de fonte 60, em negrito e maiúscula. O título deve conter nota de rodapé indicando a natureza do trabalho. Exemplo: Projeto de Iniciação Cientifica desenvolvido na disciplina Estágio em Ensino de Língua Portuguesa.

 6.1.2. Autoria
Quanto ao(s) nome(s) dos envolvidos no trabalho: Escritos dois espaços abaixo do título do trabalho, alinhados à direita, com nota de rodapé identificando orientador do trabalho, o curso e o período cursado. Podem ser acrescentados endereço de e-mail. Fonte Time New Roman, tamanho 36.

6.2.        ESTRUTURA DO BANNER
6.2.1. Títulos obrigatórios
São obrigatórios: título do trabalho, nomes dos autores e referência ao programa de fomento e instituição. Introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), conclusões (resultados) e referências.

6.2.2. Do aspecto estético
Deve-se respeitar às normas convencionais (ABNT) para a parte textual e uso de recursos como tabelas, gráficos, fotos, mapas, etc.
Dimensões do pôster: banner em lona, 0,70 m X 0,90 m.

6.3.        REGRAS CONVENCIONAIS PARA BANNER
6.3.1. Informação e documentação
a)    Fonte: Times New Roman
b)    Tamanho da fonte: no mínimo 20, mas depende da quantidade de texto e o tamanho do banner. Sugestões gerais: Título = Times New Roman 60, Autores e instituição = Times New Roman 36, Texto = Times New Roman 24, Bibliografia = Times New Roman 16.
c)     Usar caixa alta, somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc...)
d) O texto deverá vir separado em colunas (dependerá da quantidade de texto). Sugestão: no máximo duas colunas, alinhadas e texto justificado.
e)    Espaçamento entre as linhas: 1,5, mas dependerá da quantidade de texto.


6.3.2. Ilustrações, abreviaturas, siglas e de símbolos
As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, lâminas, plantas, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) são numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto.  As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses. Siglas com até cinco letras aparecem em caixa-alta; acima disso só a primeira letra aparecerá em maiúsculo.
As figuras são elementos demonstrativos de síntese, constituindo-se em unidades autônomas, a fim de explicar ou complementar visualmente o texto. “Qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra FIGURA,” seguindo-se seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, o respectivo título e/ou legenda explicativa e a fonte, caso seja necessária. Essas legendas devem-se caracterizar pela brevidade e pela clareza, dispensando consultar o texto.
As tabelas são elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade autônoma, apresentando informações com tratamento estatístico. Em sua apresentação, deve-se levar em consideração o que segue:

a)    têm numeração independente e consecutiva;
b)    coloca-se o título na parte superior, antecedido da palavra TABELA e de seu número de ordem, em algarismos arábicos;
c)     as fontes que se citam na construção de tabelas, bem como as notas eventuais, devem aparecer no rodapé, após o fio de fechamento (última linha da tabela);
d)    se forem reproduzidas tabelas retiradas de outros documentos, faz-se necessária a autorização prévia do autor, embora esta não seja mencionada;
e)    devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que fazem remissão;
f)      são utilizados nas tabelas fios horizontais e verticais a fim de separar os títulos das colunas no cabeçalho e de fechá-las na parte inferior, devendo-se evitar fios verticais na separação de colunas e fios horizontais na separação.
g)    Cores: Deve-se utilizar, na impressão, tinta preta sobre papel branco para textos.  Admite-se o uso de cores em figuras, gráficos e tabelas, pois eles usam-nas como elementos de sua linguagem visual.

6.3.3. Referências
De acordo com as normas da ABNT.



8.    Programação provisória

Caso haja alterações na programação, elas serão divulgadas no blog do IV FLAEL: http://flael2014.blogspot.com.br/ .


  • 1º dia: 29/10/2014 (quarta-feira):

7h30 – 9h30: Credenciamento.
9h30 – 10h30: Solenidade de abertura.
10h30 – 12h: Conferência de abertura.

ALMOÇO


14h – 16h: Sessões de comunicação.
16h – 16h30: Intervalo.
16h30 – 18h30: Mesa-redonda 1.


  • 2º dia: 30/10/2014 (quinta-feira):

8h30 – 10h: Palestra 1 e palestra 2.
10h - 10h30: Intervalo.
10h30 – 12h30: Mesa-redonda 2 e mesa-redonda 3.

ALMOÇO

 

14h – 16h: Sessões de comunicação.
16h-17h: Pôsteres.
17h-18h30: Palestra 3.
18h30 – 19h30: Lançamento de livros.


  • 3º dia: 31/10/2014 (sexta-feira):

8h30 – 10h30: Mesa-redonda 4 e mesa-redonda 5.
10h30 – 11h: Intervalo.
11h – 12h:30: Palestra 4 e palestra 5.

 

ALMOÇO


14h – 16h: Sessões de comunicação.
16h – 16h30: Intervalo.
16h30 – 18h Conferência de encerramento.

Mais informações









CONVIDADOS CONFIRMADOS
Ana Cristina Pelosi (Universidade Federal do Ceará)
Betânia Passos Medrado (Universidade Federal da Paraíba)
Carla Lynn Reichmann (Universidade Federal da Paraíba)
Catherine Kancellary Delage (Universidade de Bordeaux)
Darcília Simões (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Dinorá Fraga (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Fatiha Dechicha Parahyba (Universidade Federal de Pernambuco)
Florencia Miranda (Universidade Nacional do Rosário - Argentina)
Fumiya Ishikawa (Universidade de Rikkyo – Japão)
Gabriel de Àvila Othero (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Heloísa Pedrosa de Moraes Feltes (Universidade de Caxias do Sul)
Heronides Maurílio de Melo Moura (Universidade Federal de Santa Catarina)
Izabel Magalhães (Universidade de Brasília)
Joaquim Dolz (Universidade de Genebra)
José Carlos Paes de Almeida Filho (Universidade Federal de Brasília)
Kátia Lucy Pinheiro (Universidade Federal do Ceará)
Kléber Aparecido da Silva  (Universidade Federal de Brasília)
Leonel Figueiredo de Alencar (Universidade Federal do Ceará)
Marcos Antônio Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Maria João Marçalo (Universidade de Évora – Portugal)
Mônica Fontenelle Carneiro (Universidade Federal do Maranhão)
Rosalice Pinto (Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
Ruberval Franco de Maciel (Universidade Federal de Goiás)
Sabine Vanhulle  (Universidade de Genebra - Suíça)
Vanda Magalhães Leitão (Universidade Federal do Ceará)
Vládia Maria Cabral Borges (Universidade Federal do Ceará)


COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana Cristina Pelosi (Universidade Federal do Ceará)
Ana Diaz (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha)
Ana Edilza Aquino de Sousa (Universidade Federal do Ceará)
Antônia Coutinho (Universidade Nova de Lisboa - Portugal)
Betânia Passos Medrado (Universidade Federal da Paraíba)
Carla Lynn Reichmann (Universidade Federal da Paraíba)
Darcília Simões (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (Universidade Federal do Ceará)
Fábio Delano Vidal Carneiro (Faculdade 7 de Setembro)
Fatiha Dechicha Parahyba (Universidade Federal de Pernambuco)
Florencia Miranda (Universidade Nacional do Rosário - Argentina)
Fumiya Ishikawa (Universidade de Rikkyo – Japão)
Heloísa Pedroso de Moraes Feltes (Universidade de Caxias do Sul)
Heronides Maurílio de Melo Moura (Universidade Federal de Santa Catarina)
Izabel Magalhães (Universidade de Brasília)
Kátia Lucy Pinheiro (Universidade Federal do Ceará)
Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)
Lena Lúcia Espíndola Figueirêdo (Universidade Estadual do Ceará)
Leonel Figueiredo de Alencar (Universidade Federal do Ceará)
Lívia Márcia Rádis Tiba Baptista (Universidade Federal do Ceará)
Luciane Corrêa Ferreira (Universidade Federal de Minas Gerais)
Manoelito Costa Gurgel (Universidade Federal do Ceará)
Maria do Socorro Aragão (Universidade Federal do Ceará)
Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Maracanaú)
Maria Valdênia Falcão (Universidade Federal do Ceará)
Maria Vieira Monte Filha (Universidade Federal do Ceará)
Mônica de Souza Serafim (Universidade Federal do Ceará)
Mônica Fontenele Carneiro (Universidade Federal do Maranhão)
Paula Francinete Ribeiro Araújo (Instituto Federal do Maranhão)
Pollyanne Bicalho Ribeiro (Universidade Federal do Ceará)
Rosalice Pinto (Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
Sabine Vanhulle (Universidade de Genebra - Suíça)
Vanda Magalhães Leitão (Universidade Federal do Ceará)
Vládia Maria Cabral Borges (Universidade Federal do Ceará)



COMISSÃO ORGANIZADORA
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin  (PRESIDENTE)
Mônica de Souza Serafim
Pollyanne Bicalho Ribeiro
Livia Marcia Rádis Tiba Baptista
Luciane Corrêa Ferreira
Maria Valdênia Falcão
Maria do Socorro Cardoso de Abreu
Vládia Maria Cabral Borges
Ana Angélica Lima Gondim
Ana Edilza Aquino de Sousa
Kaline Araújo Mendes
Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues
Manoelito Costa Gurgel
Marcelo Robson Silva Viana
Maria Vieira Monte Filha
Fábio Delano Vidal Carneiro


REPRESENTAÇÃO DISCENTE
Victor Flávio Sampaio Calabria
Renata Saraiva de Albuquerque Monteiro
Naiara Fernandes Pinheiro
Josileide Maria Albuquerque Aguiar
Meire Celedônio
Mariana Fraga Soares
Luana Tayná de Oliveira Monteiro